Planserv Mobile

2.1.0

* Para inclusão ou reinclusão, o limite de idade é de 24 anos.

* * Quem já estiver no Planserv pode permanecer até os 35 anos, com contribuição calculada no mesmo valor do titular.

Oito milhões de exames

Mais de oito milhões de exames, 963 mil consultas e 384 mil procedimentos foram realizados pelo Planserv ao custo de aproximadamente R$ 386,6 milhões só no primeiro semestre deste ano. Isso sem contar internamentos hospitalares, medicações, entre outras despesas correntes cobertas pela Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. A análise dos dados revela um crescimento no número de exames, consultas e procedimentos da ordem de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses de 2016, os beneficiários do Planserv foram submetidos a 7,7 milhões de exames, passaram por 902 mil consultas e mais de 328 mil procedimentos médicos. Cerca de R$ 348 milhões foi o custo do plano para atender aos beneficiários nessas três modalidades de janeiro a junho do ano passado. O custo anual foi R$ 730 milhões, mas se considerados todos os gastos, incluindo internamentos, hospitalares e outros, o Planserv injetou quase R$ 1,5 bilhão na economia baiana em 2016, através do pagamento de serviços de saúde.

Segundo a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, a ampliação da oferta desses serviços e, consequentemente, dos custos de manutenção da Assistência, justificam-se por uma série de fatores. “Envelhecimento da população, incorporação de tecnologia, ampliação dos serviços no interior do estado, expansão da rede assistencial, inflação médica e judicialização são alguns dos que mais pressionaram a elevação das despesas de saúde”, diz.

De acordo com o Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), até 2059, o crescimento da incidência de diabetes, hipertensão, câncer e cardiopatias na população crescerá entre 51% e 67%, previsão que implica discutir a preparação do sistema de saúde para enfrentar novas demandas. “Os desafios são enormes e crescentes, mas estamos trabalhando com diligência e zelo para vencer cada um deles, de modo a garantir a assistência aos servidores públicos e suas famílias, com qualidade e responsabilidade”, afirma Cristina Cardoso.

Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais